Sindilimp-BA: 25 anos de luta
No dia 2 de setembro de 1989, uma quarta-feira, deu-se início às 15 horas, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, no bairro de Nazaré, uma assembleia geral dos trabalhadores em limpeza urbana, asseio, conservação e jardinagem do estado da Bahia.
A assembleia delibera pela fundação do Sindilimp-BA e elege a diretoria provisória. Dessa data em diante nossa categoria constrói e fortalece a cada dia este importante instrumento de luta que é o nosso Sindicato.
Desde a nossa fundação o Sindilimp-BA se caracterizou pela luta contra todas as formas de preconceitos, em especial o racial e de gênero. Fizemos com que a sociedade nos respeitasse e valorizasse a importância social do nosso trabalho.
Temos orgulho de trabalhar com limpeza e neste curto espaço de 24 anos muito fizemos e muito mais vamos fazer.
Quando falamos de aniversário do Sindilimp-BA não falamos de uma história no passado. Não se trata de uma história só de um passado morto, por assim dizer, já que o Sindicato e os atores desta história estão vivos e ainda fazem história.
Estamos vivendo um momento importante. Chegamos até aqui e a cada dia reescrevemos nossa história. Nossa importância social aumenta. Nossa influência é cada dia mais decisiva é só verificar a transformação que causamos na administração pública quando desencadeamos a luta em defesa dos trabalhadores terceirizados.
Vamos em frente! Vamos comemorar estes 25 anos de luta com o compromisso de que muito mais vamos conquistar e fazer!
Viva o Sindilimp-BA! Viva a luta dos trabalhadores em limpeza!
Conquistamos o respeito de toda a sociedade
Desde a sua fundação o Sindilimp-BA tem o compromisso de fazer com que a sociedade e a própria categoria tenham respeito por sua tarefa social. Não luta apenas por salários, querem tudo e muito mais. Hoje possui, além do patrimônio moral e político, uma sede própria que não fica a dever nada a nenhuma outra de qualquer categoria da Bahia. É um prédio próprio que pode recepcionar com conforto toda a categoria.
Outra luta é contra todo preconceito da sociedade e fazer que saiba o valor da categoria. Os trabalhadores não mais se envergonham em atuar na limpeza urbana e outras tarefas.
A ação e atuação da categoria estão diretamente ligadas à saúde pública e até mesmo com a preservação do meio ambiente, além é claro, de assegurar melhor qualidade de vida nos locais onde agem.