Parabéns a cada trabalhadora, cada trabalhador pelo Dia do Trabalhador/a em Limpeza
O serviço das/os garis, das trabalhadoras e trabalhadores em limpeza em geral, é fundamental para a sociedade. Nossa categoria contribui de forma fundamental para a preservação do meio ambiente, da saúde pública e do bem-estar da coletividade.
Somos responsáveis pela coleta do lixo das residências, indústrias, edifícios e também pela limpeza e a conservação das vias públicas. Sem nossa categoria não haveria a garantia do bem-estar da população, sobretudo a saúde de todos os moradores.
Com orgulho o Sindilimp-BA saúda cada trabalhadora, cada trabalhador, que com eficiência s mostra imprescindível no dia a dia das cidades baianas.
Na Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 1347/2011, instituiu-se no 16 de maio o Dia Nacional do Gari.
Devemos sempre lembrar à sociedade que para proteção de nossa categoria, deve manter os cães presos para evitar agressões no momento da coleta, embalar materiais cortantes – exemplo de copos de vidros quebrados – em jornais ou papelões prevenindo acidentes e não amarrar sacos de lixo nos portões ou grades facilitando o recolhimento.
Quer cada trabalhadora, cada trabalhador em limpeza tenha orgulho da função social que exerce. Parabéns!
Curiosidade
De acordo com o projeto de lei da Câmara dos Deputados, a denominação profissional GARI é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.
Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.