Nota de Falecimento
Lamentamos o falecimento de Gisélia Alves Pereira nesta terça-feira, 05 de maio, aos 68 anos, decorrente de um AVC.
MAIS UMA VITÓRIA DOS ESTUDANTES!

Na manhã desta segunda-feira (27/04) em reunião da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ da câmara de vereadores de Salvador, o vereador Suica (PT), relator, votou em separado e contra além de conseguir convencer a maioria dos membros da comissão de em rejeitar e arquivar o projeto que previa suspender por tempo INDETERMINADO A MEIA PASSAGEM DOS ESTUDANTES no sistema de transporte da cidade, projeto nefasto, apresentado pela vereadora Lorena Brandão (PSC) que sem votos suficientes, foi DERROTADA pela maioria absoluta da comissão e não poderá reapresentar o projeto na comissão, dando um fim neste embate.
A mobilização dos estudantes e empenho do relator, o vereador Suica, que desde quando o projeto foi apresentado na CCJ pela vereadora, manifestou publicamente seu voto contrário, sendo fundamental no convencimento da maioria dos membros da comissão para o arquivamento do projeto.
Para Ana Vitória, presidenta da AGES, essa é uma vitória muito importante, pois garante a integridade e respeito ao direito dos estudantes a meia passagem; “… Acompanhamos apreensivos esta movimentação na câmara, diversas foram as mobilizações nas redes sociais e na imprensa, mesmo com todas as limitações impostas pelo isolamento social, o que na pratica nos impedia de realizar manifestação de rua, saber hoje, que graças a esta articulação e principalmente a determinação e empenho do vereador Suica em convencer todos os outros vereadores da importância da meia passagem para os estudantes, que é um direito nosso, principalmente neste momento de pandemia, é muito gratificante pra nós, foi uma parceria e movimentação que podemos comemorar muito, inclusive hoje é meu aniversário, e esta vitória e o meu melhor presente, em ter a tranquilidade e a garantida de que não levaríamos um GOLPE cruel em meio a toda esta situação de calamidade pública…” Destacou Ana Vitória.
Ao vereador Suica nosso parceiro na câmara e os demais vereadores que atenderam ao nosso apelo, nossos agradecimentos.
As Direções da AGES e da UEES – Bahia, agradece todo o apoio e convocam os estudantes da capital e do estado a se manterem firmes na luta contra qualquer tipo de ataque!
View this post on InstagramA post shared by AGES Salvador (@ages_salvador) on
No dia mundial da saúde, Suíca parabeniza os profissionais de limpeza urbana, “eles promovem saúde diariamente para a população”
O vereador Suíca, destacou que a data é marcada em um ano particularmente difícil para todos

Constantemente o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), vem chamando a atenção para os direitos dos trabalhadores de limpeza urbana da Bahia. Nas sessões ordinárias na Câmara Municipal de Salvador, o edil luta para que projetos de leis sejam aprovados, dando os direitos aos profissionais de limpeza urbana da capital, como exemplo, a lei municipal que garante a imunização dos profissionais.
Recentemente o parlamentar defende e cobra o cumprimento da lei que garante o programa de vacinação e imunização para trabalhadores de limpeza urbana em Salvador. Para Suíca, o que é preciso fazer é reforçar a lei que já foi sancionada pela prefeitura em 2019. “Projeto do nosso mandato que virou a lei de nº 9.486/2019 está em vigor. Foi a forma que encontramos para reparar e auxiliar os profissionais na manutenção da saúde. Eles promovem saúde diariamente para a população”, destacou.
Hoje se celebra o Dia Mundial da Saúde, lembrado anualmente em 7 de abril, o vereador Suíca, destacou que a data é marcada em um ano particularmente difícil para todos. “Com essa crise de pandemia não temos o que comemorar, porém podemos reforçar exaltando o trabalho de cada um, homenageando e agradecendo a todos os profissionais de saúde, em especial os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza que mantem a cidade limpa para conter a contaminação”, disse.
“Minha mensagem é para nossos profissionais de saúde, enfermeiras(os), profissionais de limpeza, parteiras(os), técnicos, paramédicos, farmacêuticos, médicos, motoristas, administradores e muitos outros que trabalham dia e noite para nos manter seguros, esses profissionais lutam diariamente para conter o coronavírus. Precisamos ter a consciência em reconhecer e respeitar a todos esses profissionais, além de agradecer podemos fazer a nossa parte, ficando em casa. Estou profundamente grato, enquanto trabalham sem parar, nós estamos em casa, seguros com nossas famílias, obrigado”, agradece o edil.
TSE cria Grupo de Trabalho para projetar impactos da pandemia nas eleições
Diante do avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu instituir um Grupo de Trabalho (GT) para projetar os impactos da pandemia no pleito em outubro

Presidente autarquia, a ministra Rosa Weber detalhou, por meio da da Portaria TSE nº 242, que os principais objetivos do grupo são compilar dados e avaliar as condições materiais para a realização das atividades da Justiça Eleitora, sobretudo as relacionadas às eleições municipais.
O GT será composto por um representante do Gabinete da Presidência, que exercerá a coordenação dos trabalhos; um representante do Gabinete da Vice-Presidência, que subcoordenará o grupo; um da Corregedoria-Geral Eleitoral; um da Diretoria-Geral do TSE; um da Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte; e um da Assessoria de Gestão Eleitoral do Tribunal.]
A Portaria prevê que, para a consecução dos seus objetivos, o Grupo de Trabalho poderá solicitar aos tribunais regionais eleitorais, os TREs, informações sobre assuntos relacionados aos seus âmbitos de atuação. A Presidência do TSE receberá relatórios semanais sobre o andamento dos trabalhos.
Bahia registra 11ª morte pelo coronavírus, afirma Sesab
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou na manhã desta terça-feira (7) que registrou o 11° óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado.

Segundo a Sesab, o paciente era um homem de 64 anos. Ele faleceu na segunda-feira (6) e sofria com diabetes e problemas cardíacos. O paciente morava em Salvador e foi internado em 24 de março em um hospital público da capital baiana.
Trabalhadores de limpeza urbana reforçam higienização no bairro do Jardim Cruzeiro
Trabalhadores de limpeza urbana reforçam higienização no bairro do Jardim Cruzeiro

Pensando na vida das pessoas a força tarefa de limpeza tem se preocupado ainda mais com a higienização de locais bastantes movimentados, os bairros de Salvador, Estações de metrô, corrimão, ônibus, feiras populares, contam diariamente com o reforço e higienização dos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana.
Os agentes de saúde, como são chamado por muitos, estão expostos constantemente em buscar de sanar juntamente com os profissionais de saúde, médicos enfermeiros e especialistas, a pandemia. Vale lembrar que esses profissionais precisam ser valorizados e lembrados como uma das funções importantes para acabar com a crise na saúde, pois estão dispostos nas ruas desde o aparecimento do covid-19 na Bahia.
Embasa interrompe fornecimento de água em Pernambués, Cabula e outras quatro localidades
A Embasa anunciou hoje (2) que o fornecimento de água foi interrompido temporariamente nos bairros de Pernambués, Cabula, Arraial do Retiro, Engomadeira, Resgate e Saramandaia, para corrigir um vazamento na av. Silveira Martins

A previsão é que o serviço seja concluído ainda nesta quinta e que a regularização do abastecimento ocorra entre esta noite e a manhã desta sexta (3).
Os imóveis que possuem caixa d’água com capacidade suficiente para suprir as necessidades diárias de consumo de seus moradores não sentirão os efeito.
A Embasa recomenda o uso econômico da água armazenada nos reservatórios domiciliares até que a situação seja normalizada.
Bolsonaro sanciona voucher de R$ 600 para trabalhadores informais
O benefício atingirá 54 milhões de pessoas, a um custo de R$ 98 bilhões.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na última quarta-feira (1) o projeto que garante auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais e de R$ 1.200 para mães responsáveis pelo sustento da família.
A intenção da ajuda é amenizar o impacto da crise do coronavírus sobre a situação financeira da população que perdeu ou teve sua renda reduzida.
A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira. Segundo a reportagem apurou, a iniciativa foi sancionada com vetos.
Nesta quarta, Bolsonaro disse que o benefício atingirá 54 milhões de pessoas, a um custo de R$ 98 bilhões.
O auxílio foi apelidado de “coronavoucher” e será pago em três prestações mensais, conforme texto votado no Senado na segunda-feira (30).
Na noite desta quarta, Bolsonaro disse que a publicação em Diário Oficial do projeto do “coronavoucher” deve sair na quinta-feira (2) já acompanhada de um MP (medida provisória) para garantir o orçamento dessa despesa.
“Assinei, mas está faltando, para publicar, eu preciso de uma outra medida provisória com crédito. Se não, fica um cheque sem fundo na praça”, disse na porta do Palácio da Alvorada. Segundo ele, o texto da MP deve chegar para ele nas próximas horas.
“No caso, agora não adianta publicar em Diário [Oficial da União] extra. Eu publico no Diário ordinário de amanhã [quarta]”.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos senadores, com 79 votos a favor.
A proposta havia sido aprovada na última quinta-feira (26) em votação simbólica e remota na Câmara.
Inicialmente, a equipe econômica queria conceder R$ 200 aos informais. Pouco depois, admitiu elevar o valor a R$ 300.
O presidente Bolsonaro decidiu anunciar o aumento no valor do auxílio que o governo pretende dar a trabalhadores informais para R$ 600 para tentar esvaziar o discurso da oposição no Congresso e retomar protagonismo sobre a medida.
Tem direito ao benefício cidadãos maiores de 18 anos que não têm emprego formal; não recebem benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família; têm renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135); não tenham recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
Ainda não foi definido o cronograma para pagamento do auxílio emergencial, mas o calendário terá os mesmos moldes do utilizado para o saque-imediato do FGTS, de acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
Clientes da Caixa deverão receber os depósitos diretamente nas suas contas bancárias, também como ocorreu no saque-imediato.
Correntistas e poupadores de outros bancos poderão optar por transferir os valores para suas contas sem a cobrança da transferência, segundo Guimarães.
Ainda na porta do Palácio da Alvorda, Bolsonaro evitou criticar governadores quando provocado por apoiadores que o esperavam na porta da residência oficial. Disse que não vetou a quarentena estipulada pelos estados, mas voltou a repetir a comparar medidas duras com medicamentos em excesso.
Comunidades cobram distribuição de cestas básicas para escolas estaduais
“Não temos recursos hoje para disponibilizar para a Bahia inteira, diz Rui.

Estudantes da rede pública municipal de ensino e de creches conveniadas com a prefeitura começaram a receber em 23 de março, cestas básicas como forma de garantia das refeições diárias. A medida foi tomada após a suspensão das aulas no dia (18) por conta da pandemia de coronavírus. A entrega está sendo feita nas próprias escolas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
De acordo com a prefeitura de Salvador, a prioridade é para as unidades que atuam em tempo integral. No total, serão 143 mil cestas distribuídas e cada aluno matriculado terá direito a uma delas.
A medida da prefeitura, através Smed, tem o objetivo de garantir as cinco refeições dos alunos afetados com a suspensão das aulas, devido ao enfrentamento contra a proliferação do coronavírus nas escolas. As cestas têm capacidade de duração para um mês.
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), pediu no dia 17 de março, que a prefeitura incluísse Escolas Comunitárias na distribuição das cestas básicas. “Temos em toda Salvador cerca de 130 escolas comunitárias, e com a suspenção das aulas, os alunos irão ficar em suas casas por 15 dias, ou mais a depender da situação, como é que essas crianças que são de famílias carentes irão se alimentar? Esperamos que o prefeito ACM Neto se sensibilize com a situação do povo carente da periferia”, ressaltou o edil.
Já os pais de alunos matriculados na rede estadual de ensino, tem cobrado do governador Rui Costa e da Secretaria de Educação do Estado a mesma iniciativa, os pais cobram que o estado deve fazer o mesmo.
A líder comunitária da região do Nordeste de Amaralina, Liozona informou que ela, alguns amigos e parceiros se reuniram para arrecadar alimentos para serem doados na comunidade que mora. “As pessoas estão passando fome, então nos reunimos para distribuir pães e alimentos, as pessoas não estão podendo trabalhar, os pais tem nos procurado, cobrando que o estado também seja mais rápido e doe cestas como a prefeitura tem feito.
Vale ressaltar que no dia 17 de março o governador Rui Costa (PT), pediu que os prefeitos distribuíam cestas básicas para as famílias da rede municipal de ensino. Rui se reúne com os prefeitos do interior do estado, através de live.
Rui alega que o estado não tem condições para fazer essa distribuição sem a ajuda do Governo Federal. A Bahia possui 417 municípios e para que as ações do Governo do Estado sejam mais rápidas o Governo Federal em Brasília tenha celeridade nas ações para combater a pandemia e alimentar a população.
“Não temos recursos hoje para disponibilizar para a Bahia inteira. Estamos pedindo ao governo federal que faça um programa. Mas aquele prefeito e prefeita que têm recursos disponíveis, eu recomento trocar merenda escolar por cesta básica”, explicou.
