Cultura e estilo de vida: trabalhador de Limpeza Urbana baiano, já conquistou a posição de primeiro e segundo lugar em jogos E-sports Eletrônicos do Gênero Luta
Zezé da Bahia, já participou de vários campeonatos onde conseguiu se destacar em primeiro lugar e segundo lugar

Por: Mara Silvany- Pernambués
Tudo começou em dezembro de 2017, quando 2 amigos tiveram a ideia de criar inicialmente uma loja online com foco em produtos relacionados a Cultura Pop e colecionáveis, juntando a paixão que os dois tinham aos E-Sports do gênero Fighting Game foi criado a divisão E-sports da 2PlayerStore em 2018.
Representando a Bahia e Salvador, Oséas ” Zezé da Bahia ” é um grande atleta, onde vem se destacando na cena E-Sports Fighting Game Soteropolitano. Campeão de Kof 14 do GPcup 2019, foi o Sétimo colocado no Battle Coliseum Torneio Internacional de Samurai Shodow.
Em conversa com o site Pernambués Agora, Zezé informou que é trabalhador de limpeza urbana há 8 anos, trabalha na empresa terceirizada Sotero, em suas horas vagas escolheu como estilo de vida jogos eletrônicos. “Trabalho como gari há oito anos, tenho 35 anos de idade, adoro jogar games, escolhi esse estilo de vida, há 25 anos, meus jogos preferidos são: Street Fighter e The King of Fighters”, disse.
Ainda em conversa, Oséas, informou que quanto pequeno não teve oportunidade para jogar e disso porque começou a jogar. “O motivo pelo qual escolhi os jogos, foi o sentimento à primeira vista, eu tinha curiosidade de jogar nos fliperamas só que não tive oportunidade.
Quando eu tinha 10 anos vi uma loja que chamava em Lauro de Freitas, aí comecei a jogar, de lá aí, para cá não parei, depois aos 11 anos indo pra Lapa antiga, jogava arcade games que ficava na ladeira da Lapa, foi lá que comecei a me dedicar por que tinha muitos top players. O que marcou a minha vida, foi quando fui para São Paulo, ano passado participar de um campeonato”, ressalta Zezé.
Zezé da Bahia, já participou de vários campeonatos onde conseguiu se destacar em primeiro lugar e segundo lugar. Veja a seguir títulos conquistados por Zezé da Bahia.

3ºgamepolitan CUP – The King of Fighters 14 – 2017
2ºgamepolitan CUP – The King of Fighters 14 – 2018
1ºgamepolitan CUP – The King Of Fighters 14 – 2019
7º Colocado Circuito Battle Coliseum SNK kof 14 – 2019
5º gamepolitan Cup Circuito Fusion Street Fighter V – 2018
3ª Circuito Fusion – The King Of Fighters 14 – 2018
2ª Gamecam Camaçari – Street Fighter V – 2019
1ª Circuito Fusion – The King of Fighters 14 – 2018

Oseas tem sua equipe composta por ele, e mais 3 amigos:
Malgus
Bruno “Malgus” Vasconcelos é o nosso Coach,Manager Fighting game, CyberAtleta e um dos Sócio / Fundador da 2PlayerStore
Geovane
Geovane “GeoKof” Lima é o nosso Diretor Operacional, Produtor de Esports, Nos ajudando a a fortalecer a Cena Local dos jogos de luta na nossa Região, Atua também como Manager Suporte Acompanhando e Auxiliando nossos Atletas em competições nacionais e internacionais.
Neilton
Neilton “NeichipGame” É o nosso grande atleta de Fighting game focado em jogos Retro como Street Fighter 2 Champion Edition, Super Street Fighter 2 Grand Master Challenger. Vem se destacando Principalmente em Torneios Online desta Modalidade.
Eles montaram o site 2PlayrsStore, onde sempre jogam online e comentam sobre campeonatos de Salvador e da Bahia, falam sobre produtos relacionados a jogos eletrônicos, games novos e muito mais, para saber sobre, basta acessar: https://rsilvacmkt.wixsite.com/2playerstore/portifolio

Entenda E-Sports:
O E-Sports Em Salvador é a diversão que se tornou profissão para os amantes de games
O E-Sports ou esporte eletrônico nada mais é do que um termo utilizado para competições de jogos eletrônicos divididos entre as categorias: profissional e amador. A primeira competição ocorreu com o jogo SpacerWar, em 1972, que reuniu cerca de 20 pessoas para jogar em equipes de 5.
Em 2010, a categoria cresceu com a popularização dos streamings gerando uma mudança significativa na indústria de games mundial. Segundo a agência global de marketing especializada na modalidade, a “Newzoo”, o mercado de esporte eletrônico movimentou cerca de US$ 655,3 milhões no ano de 2017, aproximadamente 2 bilhões de reais.
No cenário brasileiro, a audiência de E-Sports chega aos 20% e o número de fãs ultrapassou a casa dos 21 milhões em 2019, o que torna o país líder na América Latina nesse quesito.
Nota de pesar
É com grande que o trabalhador José Geovane nos deixa.
Perdemos esse encarregado da Jotage essa madrugada vítima do covid-19.
Descarte irregular de lixo cortante continua causando acidentes em trabalhadores de limpeza urbana: “A consciência é a melhor solução”
Na correria do dia a dia, você presta a atenção quando descarta cacos de vidros ou seringas?

Por: Mara Silvany
O número de acidentes de trabalho durante a coleta do lixo acontece praticamente diariamente, mesmo com campanhas, mesmo com tanta informação, a população continua desrespeitando o horário da coleta e também a forma correta do descarte.
Muitos moradores colocam objetos cortantes no lixo sem se preocupar com a segurança dos coletores. Na noite desta terça-feira (30), o agente de limpeza estava recolhendo o lixo no bairro de Armação, e acidentalmente mesmo usando os equipamentos de proteção, sofreu um corte profundo, o trabalhador preferiu não revelar seu nome, mas se mostrou bastante preocupado, “ Isso acontece sempre com a gente, na correria para dar tempo de pegar todos os lixos, fui pegar um saco de lixo que estava cheiro de outras coisas e junto tinha um copo de vidro quebrado, olha no que deu, a gente as vezes reclama com o morador, mas a consciência é a melhor solução,”, disse o trabalhador de limpeza, que logo entro no carro com a mão enrolada em um pano. Possivelmente esse trabalhador irá passar por diversos exames, além de ficar afastado por um tempo das atividades até melhorar.
Infelizmente dessa vez foi uma mão, mais quando é uma seringa, ou o corte é mais profundo ? O que o agente disse sobre a consciência faz todo o sentido, campanhas para a conscientização para o modo adequada ao descarte do lixo, são realizadas em Salvador, na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), em parceria forte com o Sindilimp lutam para a melhoria e respeito para esse trabalhadores, que estão expostos todos os dias, faça chuva, ou sol, com ou sem pandemia.
“Os trabalhadores de limpeza são agentes de saúde, sem eles o que seria da nossa saúde”, disse Suíca. O edil ressalta que esses trabalhadores e trabalhadoras, já conquistaram muito. “Como vereador dessa cidade, juntamente com o Sindilimp lutamos e resistimos, para a categoria ter os mesmos direitos, eles hoje têm direito, ao plano de saúde, ficamos em cima das empresas terceirizadas com os pagamentos e carga horária regular, os melhores Epi’s, conseguimos recentemente, o direito a esses profissionais de limpeza a participar do programa de vacinação”, frisa o edil petista.
A lei de nº 9.486/2019 já está em vigor e, segundo o vereador Suíca, é uma forma de reparar e de auxiliar os profissionais na manutenção da saúde. “Os trabalhadores de limpeza urbana promovem saúde diariamente para a população. Trabalhando nas ruas, estão mais vulneráveis a contaminações. Por isso, o projeto é de suma importância. Motorista, coletor, motociclista, varredor, fiscal, agente de limpeza e operador de roçadeira, estão todos inseridos na medida”, salienta Suíca, que é representante da categoria na Bahia.
Sobre o descarte irregular de lixo o parlamentar chama atenção da população. “Devemos ter mais consciência, entender que existem regras sobre os dias e horários da coleta e ter o hábito como separar o lixo, são pais de família expostos, correndo riscos, para deixar a cidade limpa, sem doenças, jogar uma garrafa ou copo de qualquer jeito é desumano”, disse.
Pesquisa -Você sabia que a prática da separação e limpeza dos materiais recicláveis facilita a seleção pelos catadores, diminui o volume do lixo, reduz os casos de acidentes, evita a manifestação de insetos e roedores, além de criar hábitos que devem ser incorporados pela população e praticados pelo resto da vida.
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição.
A limpurb orienta os moradores para que tenham mais responsabilidade na hora de fazer a separação e descarte dos resíduos. O vidro quebrado precisa ser embalado de maneira adequada para não causar acidentes como esse, garantir a segurança do coletor e facilitar o transporte.
Como descartar vidro quebrado
Uma opção para descartar vidro quebrado de forma segura é utilizar uma garrafa pet. A sugestão é cortar a garrafa ao meio, colocar os cacos de vidro dentro de uma das metades e utilizar a parte superior da garrafa para tampar o recipiente.
Outra sugestão é colocar os cacos dentro de uma caixinha de leite ou de suco e fechá-la de maneira segura. Se o vidro for grande, é necessário embalar com papelão e fita-crepe.
Em todos os casos é importante identificar que a embalagem contém vidro. Depois disso é só colocar o material na rua nos dias de coleta seletiva, para que ele seja encaminhado à reciclagem.
Outro alerta
Outra situação que têm colocado a segurança dos coletores em risco. Segundo ele, alguns estabelecimentos que servem espetinhos na cidade, estão descartando os espetos de madeira de maneira incorreta.
“Os palitos estão sendo colocados soltos no lixo. A hora que o coletor vai recolher, fura a luva e machuca. O correto é quebrar ou enrolar todos juntos antes de colocar na sacola de lixo”, explica
Atitudes sustentáveis – Mudanças sutis no descarte doméstico de lixo podem acarretar ganhos substanciais para o meio ambiente. O reaproveitamento de uma única lata de alumínio, por exemplo, economiza energia suficiente para manter uma televisão ligada por, aproximadamente, três horas. Já uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
Suíca e SindilimpBA destacam atuação de líder comunitário de Salvador que morreu aos 50 anos

Com causa da morte sob investigação, o líder comunitário Arnaldo Anselmo, 50 anos,
foi homenageado por membros do mandato do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e do
SindilimpBA assim que souberam do falecimento precoce neste domingo (7). Em redes
sociais e por aplicativo de mensagens, o edil e a direção do sindicato emitiram pesar e
destacaram a atuação de Arnaldo no bairro de Nova Constituinte – local que ajudou a
construir. “Uma pessoa comprometida com o bem-estar social da população, que
sempre pensava no coletivo. Incansável trabalhador, sempre com palavras de conforto
para manter a esperança por dias melhores, seja na localidade em que atuava ou em
qualquer outra que visitava”, aponta Suíca.
Arnaldo era membro do mandato do vereador e um dos responsáveis por formar novas
lideranças, por meio de plenárias de formação e deixa um legado de defesa dos direitos
humanos e das minorias. “Ninguém, jamais, poderá apagar o que Arnaldo fez por
Salvador. É mais um momento difícil que vivemos nesta crise sanitária, onde não
podemos nos despedir dos nossos amigos e irmãos. Que Deus conforte o coração de
todos amigos e familiares neste momento de dor”, completa. O líder comunitário de
Nova Constituinte estava internado no Hospital Municipal de Salvador, após se sentir
mal e testar negativo para covid-19.
A direção do SindilimpBA disse que o domingo foi de tristeza para os soteropolitanos.
Em nota, o sindicato, por meio da sua coordenadora-geral, Ana Angélica Rabello,
destaca a relação profissional e de amizade que Arnaldo Anselmo tinha com todos da
entidade. “Ele tomava a frente em diversas ações para levar e cobrar demandas do
coletivo em qualquer local que pudesse representar. Era querido por todos e deixa sua
atuação como exemplo para quem luta por dias melhores nos bairros periféricos da
capital. Toda a direção do sindicato está enlutada por essa perda”, frisa Ana.
Trabalhadores terceirizados do Hospital Regional da Costa do Cacau estão dois meses sem salários

Denúncia apurada pelo SindilimpBA comprova que os trabalhadores do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, contratados pela empresa Nutrivig Refeições Eireli (Vig Serviços), estão há dois meses sem receber salários em plena pandemia. Além do atraso salarial, a direção do sindicato aponta que tem funcionários com férias vencidas.
“Já vai chegar a três férias vencidas e o décimo terceiro também não foi pago pela empresa. Esses trabalhadores são responsáveis por fazer a alimentação do hospital para todo mundo, pacientes e acompanhantes”, frisa a coordenadora Ana Angélica Rabello. Ela aponta que são cerca de 45 trabalhadores que estão sem receber seus vencimentos e direitos.
Os funcionários narram, conforme relato enviado ao SindilimpBA, que a empresa não tem previsão para pagar os salários e que o hospital nada faz para regularizar o problema. “Os trabalhadores também apontam que tem um sindicato que aparece lá, mas diante da pandemia ninguém apareceu mais”, completa Ana.
Ascom do Sindilimp-BA
Vitor Fernandes (DRT-2430)
71 988789657
SindilimpBA intensifica ações em defesa de direitos trabalhistas durante pandemia da Covid-19
[Economia] – 19.05.2020

A crise sanitária e a flexibilização dos direitos trabalhistas no país modificaram o cenário de atuação do SindilimpBA, que passou a intensificar as ações para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras neste cenário de pandemia da covid-19. Esta semana, a direção do sindicato – que atua na proteção dos terceirizados de limpeza pública, hospitalar e asseio e conservação – destacou as principais intervenções jurídicas e mediações entre patrões e trabalhadores. A direção explica que a sede do sindicato permanece fechada. “Como atendemos muitas pessoas, também temos cuidado com os nossos, só abriremos para o público quando o prefeito liberar, e seguindo as orientações da OMS”, frisa a coordenadora-geral Ana Angélica Rabello. Ela aponta que, mesmo remotamente, o sindicato acompanha as demandas, como é feito cotidianamente com a limpeza urbana.
Conforme a coordenadora, os acordos coletivos de trabalho é um dos meios para regulamentar a aplicação das novas normas trabalhistas. “As medidas que tomamos refletem a atuação do sindicato, que está atento às necessidades das categorias. São esses trabalhadores que fazem do SindilimpBA uma entidade importante para os profissionais e para o processo democrático do país. É o sindicato que mantém atuação fundamental na mediação entre patrões e trabalhadores, principalmente nesse período que vivemos. Como exemplo, foi celebrado aditivo ao acordo coletivo com as empresas de Limpeza Urbana da Bahia, representadas pelo Sempres-BA, sindicato patronal, além de novos acordos coletivos com outras empresas prestadoras de serviços de asseio, conservação, limpeza e serviços em geral”, salienta Ana.
Ana cita o acordo coletivo com a Sabor e Serviços e Casa de Farinha, tendo dentre seus contratantes a prefeitura de Salvador, e com a Lemos Passos, que tem como contratantes as prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas e a Randstad Brasil, que é contratada pela empresa ‘O Boticário’. A coordenadora-geral do SindilimpBa ainda aponta os acordos com a Gri Koleta, que entre os contratantes tem a Ford, e a Araújo Abreu Engenharia, Sodexo Facilities, entre outras empresas. “Também temos fiscalizado as demissões ocorridas em razão dos reflexos da pandemia. Firmamos acordos extrajudiciais com diversas empresas, como o Grupo Map, que engloba trabalhadores lotados nos shoppings centers de Salvador”. Também houve acordos extrajudiciais com a Serma Empreendimentos e Serviços, que é responsável pela contratação dos terceirizados junto à empresa Dacarto.
“Conseguimos direitos e garantias não regulados na CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] e nos demais instrumentos normativos, como manutenção de assistência médica privada, por um período de quatro meses e a garantia de recontratação do trabalhador no prazo de um ano após a data de demissão”, esclarece Ana. Ela completa dizendo que o sindicato também garantiu direitos dos ex-empregados da Orbraserv, que atuam na Embasa. “A entidade, via departamento jurídico, teve acesso exclusivo ao prédio fechado da Justiça do Trabalho – após autorização da presidente do TRT, para ir à agência da Caixa para pagar indenizações conquistadas em mais uma ação coletiva vitoriosa”.
Ascom do Sindilimp-BA
Vitor Fernandes (DRT-2430)
71 988789657
Expostos ao coronavírus, garis trabalham com medo: “Tem muito lixo contaminado”
Serviço prestado pelos trabalhadores da coleta de lixo se torna ainda mais essencial em meio ao combate à covid 19
Ao longo dos 15 anos trabalhando como gari na cidade de São Paulo, Carlos Nério Barbosa nunca imaginou que um dia sentiria tanto receio de ir para as ruas fazer a coleta de resíduos. Enquanto parcela do país está em quarentena, ele faz parte dos trabalhadores de atividades essenciais que não puderam paralisar seus serviços em meio à pandemia da covid-19.
Homenageados neste sábado (16), Dia Gari, os trabalhadores da categoria enfrentam uma situação delicada, já que acabam sendo mais expostos ao vírus neste momento. Seja por estarem nas ruas ou por trabalharem diretamente com a coleta de lixo nos municípios.
::Ampliação de serviços essenciais gera questionamentos sobre segurança do trabalho::
Nério conta, em tom preocupado, que a solução que encontrou foi redobrar os cuidados com a higiene e com a proteção: Agora, as máscaras e o álcool gel acompanham as luvas, botas e uniformes usados todos os dias.
“Estamos trabalhando sim mas com medo. A população na rua ajuda a gente, dá máscara e tudo, dá apoio moral. Mas tá difícil. Muito. Vamos pra rua, deixamos nossa família em casa e voltamos daquele jeito… com medo”, desabafa.
Trabalhador contratado por uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura de São Paulo, o gari afirma que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão sendo disponibilizados da forma correta, o que alivia mas não some com a ameaça de ser contaminado pelo vírus.
“Saímos de casa, oramos e pedimos pra Deus pra nunca acontecer o que tá acontecendo por aí. Mas se a gente não tiver na rua, é pior. Se não sairmos pra coletar, como é que vai ser? Como o pessoal vai ficar?”, questiona.
:: Mais de 80% dos leitos de UTI estão ocupados nos 5 estados com mais casos da covid-19 ::
A preocupação é compartilhada por Valdenise Brandão Ferreira, que trabalha há 11 anos na área de limpeza urbana do Rio de Janeiro. Hoje ela atua com a revitalização de ruas e parques no bairro do Recreio, mas já deixou sua marca na favela da Maré por meio de um projeto de reforma e recuperação de áreas coletivas e criação de jardins a partir da reciclagem, do qual muito se orgulha.
Se a gente não tiver na rua, é pior. Se não sairmos pra coletar, como é que vai ser? Como o pessoal vai ficar?
Para combater a pandemia, o álcool gel, a água e o sabão, assim como as máscaras individuais laváveis, equipamentos disponibilizados pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), são indispensáveis em seu cotidiano. O uso, inclusive, foi determinado como obrigatório pela empresa durante a jornada de trabalho, que foram reduzidas para 6h.
“Eu tenho medo de pegar corona em qualquer instante que eu vou na rua. Sair na rua se tornou um risco, mas temos que sair, tem que trabalhar, Quando eu saio, vou toda equipada. Já saio com a máscara”, relata. Ela acrescenta que os garis têm higienizado escolas, ruas e áreas coletivas, visando proteger a população o máximo possível.
A preocupação de Valdenise com uma possível infecção não é à toa. De acordo com dados enviados pela companhia à reportagem do Brasil de Fato, até o momento, 59 trabalhadores da limpeza urbana do Rio testaram positivos para covid-19.
A Comlurb informa ainda que há 349 casos suspeitos de contaminação, 2 casos de óbito de empregados ativos e 5 casos de óbito de empregados que já estavam afastados do trabalho quando apresentaram sintomas. Atualmente o Rio de Janeiro é o terceiro estado com maior número de casos no país, com 19.467 pessoas infectadas.
“Ficamos reféns”
Morando no bairro do Campo Grande, zona oeste da cidade, Douglas Almeida deixa sua casa às 3h15 da manhã para iniciar a coleta na comunidade da Maré às 6h. Ouvindo o relato do número de mortes na favela aumentar todos os dias, ele lamenta ainda encontrar muitas pessoas desrespeitando o isolamento social.
“Estamos trabalhando com todo cuidado. Máscara, luva, lavamos a mão, passamos água. E com medo também. Estamos em contato direto com o lixo e tem muito lixo contaminado. Mas as pessoas, nas comunidades, não respeitam a quarentena. Ficamos reféns. Temos que fazer o trabalho e nos proteger o máximo possível”, conta ele, que trabalha há seis anos na coleta de lixo.
:: Cedae tem cinco funcionários mortos por covid-19 no Rio de Janeiro ::
Ainda segundo Douglas, o perigo da contaminação é ainda maior porque a população não tem feito o descarte correto dos itens utilizados pra se proteger contra a pandemia. Ao invés de usar somente a luva, como normalmente é feito, ele e seus colegas usam madeiras e outros objetos para recolher os resíduos.
Estamos em contato direto com o lixo e tem muito lixo contaminado.
“Encontramos, muitas vezes, seringas e máscaras descartáveis pelo chão. O lixo revirado. Então temos que trabalhar com o máximo possível de atenção. Desde quando começou a pandemia, temos encontrado máscaras, frascos de álcool. Esse tipo de lixo aumentou muito. Descartam em qualquer lugar”, critica.
Assim como para Nério e Valdenisa, o jovem também se adapta à rotina de chegar em casa e se livrar da roupa antes mesmo de entrar pela porta. Sua principal preocupação é em evitar a infecção dos seus dois filhos pequenos.
“Para mim, é um dos piores fatores do momento. Além de me infectar, levar pra dentro de casa. Não dá pra saber, os sintomas demoram pra aparecer, ainda mais pegando condução e tudo mais”, diz. “Às vezes quando chego, meus filhos vêm querer dar um beijo e não dá. Dói no coração, mas tudo por causa dessa proteção. Tem que se proteger pra não levar pra dentro de casa e não se infectar. É complicado”.
Temos encontrado máscaras, frascos de álcool. Esse tipo de lixo aumentou muito. Descartam em qualquer lugar.
Heróis anônimos
Moacyr Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), ressalta que os trabalhadores da categoria merecem um reconhecimento ainda maior neste momento.
“Eles fazem coleta de lixo da saúde, vão nos hospitais. Se o armazenamento de lixo não for bem feito, é risco iminente de contaminação. E eles vão em casas de saúde, clínicas veterinárias, que estão abertas e funcionando. O material, as agulhas, têm que ser bem armazenados. Os trabalhadores de coleta de risco tem um um risco iminente de infecção”, explica.
“É o momento da população valorizar cada vez mais o trabalho desse pessoal. Eles estão ajudando a salvar vidas. Todos os trabalhadores essenciais”, defende o sindicalista.
Pereira comemora que, em meio ao cenário preocupante, via de regra, as empresas estão fornecendo os EPIs aos trabalhadores. “No começo foi difícil pela dificuldade de demanda do mercado, mas hoje, pelo que chegou ao meu conhecimento, não tive informações que as empresas não estão respeitando o direito dos trabalhadores e não fornecendo EPI”.
O Siemaco solicitou dados sobre trabalhadores da limpeza urbana infectados pela covid-19 ao Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (Selur) mas ainda não receberam retorno.
A reportagem do Brasil de Fato, por sua vez, questionou a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e aguarda resposta.
Eles fazem coleta de lixo da saúde, vão nos hospitais. Se o armazenamento de lixo não for bem feito, é risco iminente de contaminação.
Ana Angélica Rabello, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindlimp-BA), também exalta os profissionais que estão arriscando suas vidas neste momento, em nome do bem coletivo.
“A pandemia veio pra chamar a atenção de todo mundo, mas também é uma oportunidade de aproveitar, nesse Dia do Gari, e dizer a eles que tenham força. Dizer obrigado por estarem cuidando da gente, não só nos dias comuns mas mais ainda nesse momento de covid-19. Obrigada por estarem na linha de frente. Estamos torcendo pra que passe logo e que eles saiam ilesos”, declara.
Tirando o pessoal da saúde, estamos em segundo lugar.
O gari Douglas Almeida se orgulha do trabalho da categoria e compartilha da opinião de que, sem a atuação de seus colegas em todo Brasil, a situação seria ainda mais grave.
“Estaria mil vezes pior. Acho que até o risco de contaminação estaria mil vezes pior. É a limpeza urbana, a coleta domiciliar, a varredura. A higienização, não só do lado de fora das comunidades mas também dentro, nos bairros, nos becos. Tirando o pessoal da saúde, estamos em segundo lugar”, diz, seguido por um riso.
:: Na periferia de São Paulo, mortes causadas pela covid-19 sobem 170% em três semanas ::
Proteção
Para ajudar os trabalhadores, os sindicalistas reforçam que a população não deve fazer o descarte das máscaras nas vias públicas e tomar o máximo de cuidado com a dispensa no lixo comum. O ideal é sempre colocar os objetos descartáveis em um saco, para que os garis fiquem menos expostos ao vírus, caso haja contaminação.
Medidas de proteção também tem sido tomadas pelo próprio poder público em alguns estados. Assim como a Comlurb, no Rio, a Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), que atende os serviços de coleta de resíduos e limpeza pública em Florianópolis, afastou trabalhadores acima de 60 anos, seguindo determinação do governo estadual.
Além dos 175 empregados afastados inicialmente, sob decisão judicial de 20 de abril, os afastamentos passaram a incluir todos diabéticos e hipertensos, chegando a 387 pessoas. Seguindo protocolos municipais, as rotinas também foram alteradas pela Comcap para combater o contágio. Apenas a coleta convencional de rejeitos se manteve normalmente. A coleta seletiva (recicláveis) foi suspensa e voltou a ser retomada gradativamente no final de abril.
Edição: Rodrigo Chagas
Fonte: Brasil de Fato
16 de maio: Suíca e SindilimpBA destacam atuação de trabalhadores de limpeza urbana na linha de frente da pandemia
Em plena pandemia causada pelo novo coronavírus, os trabalhadores de limpeza urbana receberam homenagens e tiveram sua atuação destacada neste 16 de Maio – dia dedicado aos garis e margaridas em todo o país. O vereador de Salvador e representante da categoria na Bahia, Luiz Carlos Suíca (PT), e a direção do SindilimpBA – que defende os direitos desses trabalhadores -, representada pela coordenadora-geral Ana Angélica Rabello, realçaram que o trabalho dos profissionais é essencial neste período de crise e que cada um tem dado sua contribuição para o enfrentamento à doença infectocontagiosa que ameaça dizimar parte da população mundial. Por meio de campanhas em redes sociais e de reuniões virtuais, o mandato e o sindicato seguem defendendo os direitos trabalhistas da categoria.
“São trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam as adversidades do dia, sol e chuva, condução lotada, demorada e o próprio vírus, para poder chegar ao posto de atuação, na linha de frente, e cumprir a carga horária em um período tão difícil como o que estamos vivendo agora. O nosso mandato na Câmara de Vereadores tem continuado de mãos dadas com o SindilimpBA para garantir direitos, principalmente neste momento de dificuldade econômica, gerada por causa dos efeitos da pandemia e do isolamento social. Toda e qualquer demanda tem a atenção redobrada e solucionada”, frisa Suíca. Ele reforça o cuidado dos profissionais “em dedicar a coragem para promover saúde nas cidades” e destaca a importância da segurança com o uso dos equipamentos de proteção individual.

Para a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, a atuação do sindicato continua, salienta que o trabalho dos garis e margaridas tem sido reconhecidos pelos governantes e que a entidade tem contribuído para garantir os direitos dos profissionais. “Mesmo durante a pandemia a gente segue atuando e defendendo esses trabalhadores e trabalhadoras que arriscam a própria vida para cuidar da limpeza das cidades. Temos enfrentado adversidades, mas conseguimos resolver questões importantes, principalmente relacionadas a atraso salarial e de benefícios. Mas o dia é de celebrar essa importante profissão e, não tenho dúvida, que vamos superar essa crise sanitária e retomar nossas vidas com um olhar diferente para quem esteve sempre na linha de frente do combate”, completa.
Ascom do Sindilimp-BA
Vitor Fernandes (DRT-2430)
Limpeza Urbana a frente dessa luta

Muito bom ver o reconhecimento à participação ativa da #categoriadagente, que tem garantido uma cidade limpa durante a #quarentena. Todos os nossos profissionais estão bem equipados e seguros. A matéria é do #BATV e o orgulho é da gente!
#BahiaContraCoronavírus #FiqueEmCasa #COVID19 #SindilipBA #SeCuide #EstamosDistantesMasUnidos #LaveBemAsMãos
Garis fizeram foto e vídeos com mensagens pedindo que população fique em casa.
