20 de Novembro: Dia de luta e consciência negra

O Sindilimp-BA representa uma categoria majoritariamente negra e temos um histórico de luta contra o racismo e todas as formas de discriminações. Fazemos do dia 20 de novembro um momento de luta e de comemoração.

No dia 20 de novembro de 1695 foi assassinado o líder do Quilombo de Palmares, Zumbi e nosso Sindicato assume o compromisso de preservar a nossa memória, uma das formas de construir a História.

Os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o Brasil está marcado por diferenças e discriminações raciais. Zumbi, o mais importante líder do Quilombo de Palmares, representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil.

Enquanto o 20 de Novembro representa um dia de resistência, o 13 de maio representa traição, uma “liberdade sem asas e fome sem pão”.

O “Dia Nacional da Consciência Negra” é o dia nacional de todos que lutam por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo toda a classe trabalhadora num projeto de nação.

Lutamos para que se efetive na prática a lei que aprovou a inclusão do Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino de história da África nas escolas públicas e particulares do país. Em geral, a história dada segue o livro didático para trabalhar os conteúdos em sala de aula e não é difícil encontrar alguns com conteúdo depreciativo, seja referente ao Brasil ou a África.

Questionamos aqui o papel do mercado de trabalho reservado aos trabalhadores negros. Onde está a maioria das trabalhadoras e trabalhadores negros em Salvador e em toda a Bahia? Queremos e exigimos salário igual para trabalho igual e que os negros possam ascender profissional e socialmente através da igualdade de oportunidades e reparação por tudo que a escravidão e o racismo nos tiraram.

É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais.

Viva Zumbi! Vamos juntos construir uma sociedade com igualdade de oportunidade!

*Diretoria Colegiada do Sindilimp-BA

Categorias: NOTÍCIAS