Em Brasília, Suíca pressiona pela aprovação do PL 4146 que regulamenta profissão de garis e margaridas
O ex-vereador de Salvador e pré-candidato a deputado, Luiz Carlos Suíca (PT), está em Brasília nesta terça-feira (14) para participar de uma agenda de mobilização nacional em defesa dos trabalhadores da limpeza urbana. Ele se reúne com o deputado Leur Lomanto Jr., relator do PL 4146 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além de senadores e deputados como Jacques Wagner, Otto Alencar, Jorge Solla e Valmir Assunção, para articular apoio à proposta.
Pelas redes sociais, Suíca destacou a importância da mobilização. Segundo ele, “esse projeto é muito importante para todas as cidades do Brasil inteiro, esses trabalhadores e trabalhadoras que são essenciais à nossa saúde e às nossas cidades”. O pré-candidato pediu apoio popular para pressionar o Congresso e garantir que a matéria avance para votação em plenário.
Suíca reforçou que a categoria está mobilizada nacionalmente e que a pauta é urgente. “A batalha só está se iniciando, o caminhar é duro, mas a vitória é certa. Trabalhadores mobilizados também, né? Então vamos nessa, porque vai dar tudo certo”, afirmou durante a chegada no aeroporto. Ele também afirmou que espera uma definição ainda nesta terça-feira sobre a tramitação do projeto.
O PL 4146/2021 é uma proposta que estabelece regras específicas de proteção social, adicional de insalubridade permanente, aposentadoria especial, jornada regulamentada e piso salarial nacional para garis e margaridas. A medida é vista como uma reparação histórica para trabalhadores que atuam em condições de risco à saúde pública e que, apesar de sua função essencial, não possuem ainda uma lei federal reconhecendo oficialmente a profissão com direitos garantidos.
Foto: Divulgação
Fonte: Panorama da Bahia