20 de Novembro: Dia de luta e consciência negra
*Vereador Luiz Carlos Suíca:
Nossa categoria é em sua maioria afrodescendente e temos que ter orgulho de nossas tradições e origem. Nunca é demais repetir que Zumbi dos Palmares, cuja morte, em 20 de novembro de 1695, motiva a celebração do Dia da Consciência Negra, foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país e deve ser lembrada como uma data para refletir a respeito das condições de vida da população negra brasileira.
O dia 20 de Novembro não é apenas para lembrar a morte do líder Zumbi. É um dia para revitalizar e fortalecer a população negra no sentido de que ela se reconheça e assuma os desafios que tem pela frente para garantir uma vida com qualidade.
O Sindilimp em toda Bahia está firme na luta contra todas as práticas racistas e convida cada pessoa de nossa categoria a participar das atividades que acontecerão. “Somos iguais, mas somos diferentes!” Abaixo o racismo!
Os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta para tornar visível esse problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse.
Enquanto o 20 de Novembro representa um dia de resistência, o 13 de maio representa traição, uma “liberdade sem asas e fome sem pão”.
O “Dia Nacional da Consciência Negra” é o dia nacional de todos por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo toda a classe trabalhadora num projeto de nação.
Queremos que se debata currículos onde nossa juventude, em especial as crianças negras, possam se ver com orgulho. É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais.
Viva Zumbi! Vamos juntos construir uma sociedade com igualdade de oportunidade!
“Zumbi é senhor das guerras
É senhor das demandas
Quando Zumbi chega
É Zumbi é quem manda”
*Vereador Luiz Carlos Suíca é diretor licenciado do Sindilimp-BA e exerce o Mandato da Gente na Câmara Municipal de Salvador