08 de Março é Dia de Luta da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias, em especial a partir da Revolução Industrial, em 1789.

As operárias desta época eram submetidas a um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Foi nessa luta que 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

O dia 8 de março foi declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque e hoje se comemora para mostrar que todas as mulheres, em especial as trabalhadoras, têm seus direitos e exigem respeito.

Combata a violência doméstica: Denuncie!

A Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, alterou o Código Penal e permitiu que os agressores passassem a ser presos em flagrante ou que tivessem a prisão preventiva decretada. A lei também acabou com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar apenas cestas básicas ou multas.

Antes, o crime de violência doméstica era considerado de “menor potencial ofensivo”, e julgado nos juizados especiais criminais junto com causas como briga de vizinho e acidente de trânsito.

A lei foi batizada em homenagem a uma vítima real dessa violência: a cearense Maria da Penha Maia, uma biofarmacêutica que lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado.

Atenção companheira: Não permita que te desrespeitem no ambiente de trabalho, em casa, onde quer que seja! Denuncie e contribua com a luta das mulheres por igualdade.

Homens: respeite sua companheira! Quem ama não mata, não machuca e não maltrata!

Categorias: NOTÍCIAS

Tags: ,,

Comentários estão fechados

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress