Reforma Política: E os trabalhadores
em limpeza com isto?

Nosso Sindicato acredita que os trabalhadores em limpeza e os trabalhadores em geral não podem se afastar da discussão política porque temos que ser parte atuante das decisões e não podemos aceitar de cima para baixo o que o poder quer impor.

Vamos fazer uma ampla discussão sobre a Reforma Política na categoria para não permitir a restrição da democracia. São muitos os problemas do nosso sistema político eleitoral hoje. O maior problema a enfrentar é a absoluta subordinação do sistema político-eleitoral ao poder econômico. Sabemos que acabar com a influência do poder econômico dentro de um sistema capitalista seria uma utopia. Mas é preciso enfrentar o problema, propondo mudanças profundas nas normas que regulamentam as campanhas eleitorais. A primeira medida é acabar com o financiamento privado das campanhas.

Temos questionamentos que precisam ser debatidos a exemplo da questão da "lista fechada", ou seja, votaríamos no partido e uma lista interna determinaria quem seria eleito. pensamos que o primeiro resultado da adoção da lista fechada será uma diminuição brutal no nível de renovação dos parlamentos, facilitando a vida dos velhos caciques partidários que sequer precisarão pedir votos e terão sua eleição garantida.

O sistema de financiamento público, por si só não garante um aprofundamento real da democracia. Se os caminhos por onde passa o dinheiro seguirem legalizados, o abuso seguirá. Hoje já existem leis que punem os "abusos" do poder econômico, mas elas são totalmente insuficientes pois os verdadeiros abusos acontecem dentro da lei. Temos, então que restringir os caminhos pelos quais o dinheiro é gasto nas campanhas, tentando assim restringir também o peso do poder econômico nos seus resultados.

Nossa luta na reforma política tem que ser para que as forças vivas da sociedade possam se expressar nos processos eleitorais, atuando sem ter que, necessariamente, subordinar-se aos partidos que são estruturas viciadas.

A categoria deve ficar atenta e participar da discussão da Reforma Política. Vamos organizar debates em nosso Sindicato e você pode e deve participar. Quando a gente diz que não gosta de política significa dizer que deixamos na mão de quem gosto o poder de decidir tudo por nós.
Não podemos permitir qualquer retrocesso na política e precisamos defender a democracia.

Fique ligado neste debate e vamos mostrar que os trabalhadores em limpeza exigem participar da vida política do Brasil.