6 de agosto: Sindilimp-BA em ação
no Dia Nacional de Mobilização, contra
PL 4330 da terceirização

Em Salvador, nesta terça-feira, 6 de agosto, o Sindilimp-BA participa da manifestação em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) , no Costa Azul, contra o PL 4330 que trata da terceirização. A atividade é parte da estratégia proposta pela CUT e as demais centrais sindicais. A avaliação das entidades é de que a discussão com governo federal, empresários e parlamentares sobre o Projeto de Lei (PL) 4330, que regulamenta a terceirização e amplia a precarização, pouco avançou a favor da classe trabalhadora.

A direção do Sindilimp-BA avalia que há retrocesso nas propostas do governo e dos empresários sobre os seis pontos considerados prioritários pelos trabalhadores como por exemplo o conceito de atividade especializada, os limites à terceirização, o entrave para a quarteirização, o significado dado à responsabilidade solidária (aquela em que a empresa contratante é responsável por quitar dívidas trabalhistas deixadas pela terceirizada), o caso dos correspondentes bancários e a organização e representação sindical.

Acreditamos que a luta faz a lei e é de extrema importância que todos estejamos nas ruas para mostrar que não vamos aceitar retrocessos em nossos direitos e que não aceitamos trabalhadores de segunda e de terceira classe em nosso país.

A terceirização é uma conta que não fecha. Alguém tem que pagar pelo serviço contratado e o lado mais prejudicado é sempre o assalariado, que tem seus direitos descumpridos. Não aceitamos que sejam retirados direitos conquistados.

As negociações continuam, mas o texto de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que já recebeu aval do relator do PL na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC), deputado federal Arthur Maia (PMDB-BA), aguarda a votação, prevista para o dia 13 de agosto.