Trabalhadores em limpeza urbana vitoriosos na Campanha Salarial 2013

As trabalhadoras e trabalhadores em limpeza urbana mostraram que valer a pena lutar e se mobilizar. O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA) conduziu a Campanha Salarial 2013 com muita responsabilidade e sempre com o objetivo principal de ampliar os direitos da categoria, após exaustivas rodadas de negociações com os empresários do setor, conquistamos um dos melhores reajustes conquistados por quaisquer categorias neste período: 13% para os garis (10% de imediato e 3% em janeiro) e 9 % para os motoristas (8% imediatamente e 1% em janeiro).

O acordo salarial, após aprovação da categoria, foi assinado no dia 11 de julho. Além do reajuste salarial, a categoria assegurou o benefício da assistência médica, que daqui a dois meses será assumida pelas empresas, uma cesta básica todas as vezes que sair de férias, além do tíquete refeição quando os funcionários da limpeza trabalharem aos domingos.

Fundamental desta Campanha Salarial 2013 foi a confiança e a mobilização da categoria. O esforço foi muito grande e demonstramos nosso compromisso com o bem estar da população. Mesmo quando as negociações estavam emperradas a greve não foi deflagrada e Salvador não ficou prejudicada.

Foi uma vitória do Sindilimp-BA e dos trabalhadores da limpeza urbana! A Campanha Salarial 2013 mostra que a luta é o caminho dos trabalhadores para manter e ampliar direitos.

A direção do Sindilimp-BA e a categoria contaram com a participação decisiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), em especial com a presença do nosso companheiro Edson Conceição, e do Mandato da Gente, com o vereador Luiz Carlos Suíca, que esteve na Campanha Salarial em todos os momentos.

Nossa mobilização e união em torno do Sindilimp-BA, nosso instrumento de organização, mobilização e luta, deve ser ainda maior! Vamos juntos a mais vitórias!