A quem interessa a manutenção
da MR Empreendimentos, empresa inidônea, na Bahiatursa?

Uma comissão de trabalhadores da empresa ocupa a sede da empresa MR Empreendimentos que fica na Rua Porto Alegre, 253, Edifício Jesus Maria José, em Lauro de Fretas. As direções do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza no Estado da Bahia (Sindilimp-BA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) estão no local.

O vereador Luiz Carlos Suíca informa que os trabalhadores da MR Empreendimentos que prestam serviços para a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) no Centro de Convenções da Bahia ocupam a empresa para receber seus direitos. “É lamentável que a Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia S/A) seja conivente com uma empresa que não cumpre com suas obrigações previstas na legislação trabalhista. O que me deixa indignado é que a Setur antecipe o pagamento de uma fatura desta empresa que já mostrou ser exploradora dos trabalhadores e descumpridora da lei. A quem interessa a manutenção de uma empresa inidônea prestando serviços para o governo estadual? Quem ganha com a presença da MR Empreendimentos usurpando os direitos dos trabalhadores? Exigimos um posicionamento do governo estadual de forma imediata”, afirma o vereador petista.

Edson Conceição Araújo, diretor executivo da CUT-BA, reafirma o papel positivo que a Polícia Militar adotou até o momento. “Estiveram aqui a pedido da empresa e constataram que se trata de trabalhadores e não de marginais. Solicitaram a preservação do local e não apelaram para a violência. Acreditamos que este deve ser o papel social da polícia em um Estado Democrático”.

A coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, afirma que “a Setur foi avisada de que se pagasse a empresa sem antes quitar os débitos trabalhistas os funcionários seriam prejudicados. É uma vergonha uma secretaria estadual beneficiar a empresa e não levar em conta as leis trabalhistas e os direitos dos cidadãos. Uma vergonha que merece a intervenção direta do governador Jaques Wagner”, afirma a sindicalista.

Luiz Carlos Suíca finaliza afirmando que a solução é o rompimento imediato do contrato e contratação de uma empresa séria. “Não acreditamos que a MR Empreendimentos possa melhorar sua relação. Já demonstrou não ser séria. Por que o secretário Domingos Leonelli acredita, paga antecipado e mantém uma empresa com completa falta de credibilidade? Os trabalhadores terceirizados exigem uma solução imediata”.