Direção do Sindilimp-BA exige melhores condições de trabalho em Santo Amaro

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza no Estado da Bahia (Sindilimp-BA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) denunciam as péssimas condições de trabalho que enfrentam os membros da categoria em Santo Amaro. A empresa MRC Ambiental, terceirizada que executa o trabalho na cidade, constantemente atrasa os salários e demais direitos trabalhistas assegurados em lei e na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“A purificação deve ser geral em Santo Amaro. Aqui constamos o não fornecimento de tíquete refeição, ou seja, o funcionário se quiser se alimentar deve ir para casa ou pagar por sua refeição. Não há nenhum plano de saúde, fornecimento de cesta básica, pontos de apoio para troca de roupa e descanso. Para piorar, se é que consegue ficar pior, a segurança é secundarizada. Não temos CIP (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a utilização de equipamentos para proteção individual (EPI) é precária”, afirma Edson Araújo, diretor executivo da CUT-BA.

Carlos Muniz, membro da direção do Sindilimp-BA que esteve no local fazendo a inspeção, critica também a aquisição de uma varredora elétrica de pouca utilidade em lugar de se cuidar dos direitos trabalhistas e segurança dos trabalhadores. “Até mesmo o operador da varredora não utiliza os equipamentos de proteção necessários. Uma vergonha com a qual não podemos concordar”.

Membro da categoria, o vereador em Salvador Luiz Carlos Suíca afirmou ser lamentável que a administração do Partido dos Trabalhadores faça pouco caso com os direitos daqueles que deveria proteger. “O PT deve se caracterizar por uma administração voltada para os interesses sociais. Esperamos que o prefeito Ricardo Machado (PT) apure com rigor o que ocorre na cidade que administra. A direção partidária também deve solicitar uma ação do prefeito porque é desmoralizante um prefeito dentro do PT que não se preocupe com o que faz uma empresa terceirizada como é o caso da MRC Ambiental”, disse.

Edson Conceição, da CUT-BA, finaliza afirmando que prefeito Ricardo Machado (PT), que teve as contas de 2009 e 2011 rejeitadas, gastou recursos vultosos com a Lavagem de Nossa Senhora da Purificação, que dura nove dias. Participaram Caetano Veloso, Zezé Di Camargo, Targino Gondim, Geraldo Azevedo, Luis Caldas, Chiclete Com Banana, Frank E Alex, Maestro João Carlos Martins, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Tuca Fernandes, Jau, Magary, Fantasmão, Raimundo Sodré, Saiddy Bamba, Negra Cor, Flávio Venturini, Geronimo e ainda Harmonia do Samba e Psirico, no bloco Tô na Aba. Soma-se à grade de atrações uma apresentação do circo do ator Marcos Frota. “Gasta-se tanto em uma festa, por que não se investir em uma limpeza pública de qualidade? A população de Santo Amaro e os trabalhadores em limpeza exigem uma providência imediata. O trabalho de limpeza representa uma proteção ao meio ambiente e à saúde pública. Não pode ser tratada com a desatenção atual. Exigimos mudanças em breve caso contrário teremos que coordenada uma parada nos serviços que ocasionará problemas para a população. A decisão está nas mãos do prefeito petista Ricardo Machado”.