Saúde do trabalhador em primeiro lugar

Nosso companheiro Edson Conceição é membro da diretoria executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) e responsável pela Secretaria de Saúde do Trabalhador. Veja aqui a opinião de nosso companheiro e tarefas para 2013:

*Por Edson Conceição

Só no ano de 2011 foram registrados 711.164 acidentes de trabalho. Desses, resultaram 14.811 trabalhadores inválidos e 2.884 óbitos. São cerca de uma morte a cada três horas; 80 acidentes e doenças do trabalho reconhecidos a cada uma hora na jornada diária; média de 43 trabalhadores/dia que não mais retornaram ao trabalho devido a invalidez ou morte; 36,32% atingiram jovens com faixas de idade entre 19 a 29 anos; 52,72% atingiram jovens com idade de 19 a 34 anos; 207.194 mulheres sofreram acidentes em 2011. Em relação ao ano de 2010, houve aumento de 3%, ou seja cerca de 6.000 acidentes a mais; 4,1% ou seja 4.809 de acidentes de trajeto, em sua maioria na região sudeste, com concentração no estado de SP.

A Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT deve articular com todas as demais uma política efetiva de implantação da defesa da saúde e segurança do trabalhador em cada local de trabalho. Já estamos atuando nos Conselhos de Saúde estadual e municipal, porém, precisamos também fazer Coletivo Estadual de Saúde eficiente para debater e encaminhar as proposta de interesse do conjunto dos trabalhadores.

Em 2013 vamos participar ainda mais do debate sobre a questão da perícia médica. Não é possível que na previdência social prevaleça a visão de uma seguradora privada, desrespeitando os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que pagam em dia suas contribuições previdenciárias e, quando chegam num momento de necessidade por ocasião de doenças e acidentes causados pelas más condições de trabalho tem seus direitos negados.

Vamos atuar ainda mais para banir o amianto e o benzeno do ambiente do trabalho. Outro desafio é a construção de um Encontro Estadual em Defesa da Saúde do Trabalhador com a participação de parlamentares, instituições e sindicatos CUTistas etc. Nosso companheiro, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), já assumiu o compromisso de articular em Salvador a participação da Câmara de Vereadores.

Temos muito a fazer, porém, todas as atividades só serão concretizadas com sua participação, com sua fiscalização das condições de trabalho e com sua denúncia. Vamos ainda mais em 2013 assegurar o nosso maior e mais importante patrimônio: nossa saúde e nossa vida!