Vitória da mobilização
dos trabalhadores da Dominum

A diretoria do Sindilimp-BA, como sempre faz, apostou na mobilização e na luta da categoria. A resposta das trabalhadoras e trabalhadores da Dominum Terceirização Ltda. que prestam serviços na Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) foi a melhor possível. Acreditaram no sindicato e foram à luta.

Na quarta-feira, 15, realizamos uma grande assembleia e a decisão foi a realização de uma grande passeata de nossa sede, Rua Cônego Pereira, 51, Sete Portas, até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que fica na Rua da Grécia, 3, Edifício Caramuru, no Comércio. Foi um momento de unidade, luta e até mesmo de fé quando nosso companheiro fez uma oração na Baixa do Sapateiro solicitando a proteção divina a todos que lá estavam lutando por direitos.

Na sede da SMS fizemos manifestações públicas para que a população entende-se que os trabalhadores terceirizados não podem e não aceitam ficar sem o salário do mês julho e demais direitos trabalhistas. Como só conquista quem luta, a prefeitura cedeu e chamou uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag). Uma comissão composta pela direção do Sindilimp-BA e dois trabalhadores da empresa representou cerca de 700 pais e mães de famílias que trabalham para a Dominum.

Na Seplag, nos Barris, com a presença de diversas autoridades municipais, o Sindilimp-BA exigiu uma solução para os trabalhadores que estão diante de uma completa indefinição quanto aos seus empregos já que a Dominum deu aviso prévio a todos.

A Seplag e a SMS informaram que irão efetuar o pagamento do salário relativo a 15 dias de julho até o dia 17, sexta-feira. O salário correspondente aos 15 dias restantes e benefícios de agosto serão pagos até o dia 22, na próxima quarta-feira. Os pagamentos serão através de cheque ao portador como vem sendo realizado.

Quanto à continuidade dos contratos de trabalho o Procurador do Município e a Seplag informaram que buscarão alternativas e solicitarão a intermediação do Ministério Público do Trabalho para manutenção do emprego. O Sindilimp-BA, como sempre, participará de forma ativa deste processo e esperamos que a melhor solução seja encontrada.

Sem dúvida foi uma grande conquista de nossa luta organizada. Vamos ficar atentos para retomar a mobilização caso os interesses dos trabalhadores não sejam respeitados.