SINDILIMP - BAHIA

Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Comel., Indl., Hosp., Asseio, Prestação de Serv. em Geral, Conse., Jard. e Controle de Pragas Intermunicipal

Rua Cônego Pereira, 51 - Prédio Próprio - Sete Portas - Salvador-Ba

Telefax:

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente
Trabalhadores em limpeza são fundamentais nesta luta

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) afirma com a máxima segurança que nossa categoria é uma das que mais contribui para a preservação da saúde pública, da melhor qualidade de vida e principalmente na defesa do meio ambiente.

Nós continuamos sempre na luta e na campanha para que a questão do lixo urbano seja tratada com responsabilidade e compromisso de todos.

É preciso compromisso da sociedade na hora de comprar, pois 40% do que nós compramos é lixo. São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar. O lixo produzido em Salvador e região metropolitana em direção aos aterros sanitários aumenta e é preciso uma ação conjunta para que isso diminua.

A Lei de Resíduos Sólidos é importantíssima, mas só saíra do papel com o envolvimento de toda a sociedade. Estamos nos empenhando para termos uma gestão integrada de Resíduos Sólidos, ou seja, administrar sistemas de limpeza pública considerando uma ampla participação dos setores da sociedade com a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente porque em 1972 ocorreu um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como Conferência das Nações Unidas.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Por atuarmos diretamente na questão, vemos que a política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

Outro grave problema são os lixões que ainda existem, como denunciamos e foi amplamente noticiado nos meios de comunicação. São tantos municípios baianos que têm lixões que em breve o Sindilimp-BA fará mais uma campanha de denúncias.

Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto. Não existe nenhum controle quanto aos tipos de resíduos depositados e quanto ao local de disposição dos mesmos. Nesses casos, resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade são depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor.

Os resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta, mal cheiroso e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo), comprometendo os recursos hídricos.

Já passou da hora das prefeituras investirem em aterros sanitários e para isso podem até mesmo fazer associações e criá-los em conjunto com os demais municípios da região o que seria extremamente útil e economizaria recursos públicos.

Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.

O Sindilimp-BA, através de sua Secretaria de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, em conjunto com toda a diretoria, está atento. Muito temos a comemorar neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Avanços aconteceram, porém, há muito por fazer e nós sempre estaremos nesta luta por um meio ambiente por inteiro, ou seja, melhor para a Humanidade.

FIQUE POR DENTRO DA ASLIMP

SINDILIMP NO YOUTUBE

REVISTA DO BRASIL
REVISTA FÓRUM