Sindilimp-BA na luta contra o
“Jaleco Branco” e em defesa dos terceirizados

O Sindilimp-BA é um sindicato cidadão. Sempre e colocou como uma entidade em defesa da população e quer colaborar para que a Bahia tenha um padrão de vida melhor para cada um de nós.

Queremos contribuir com as administrações federal, estadual e municipais para que empresas desqualificadas e até mesmo fantasmas não ganhem licitações. Nós sabemos quem são as empresas e empresários picaretas e queremos ser ouvidos pelas administrações.

Não é de hoje que denunciamos empresas de origem obscuras como a Hope Serviços e Construções Ltda. que está agora no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC); Monkal Empreendimentos Ltda., na Secretaria da Educação (SEC); SempServ, na Caixa Econômica Federal, Steel, Master Service, ARP Ambiental e tantas outras.

Voltamos a questionar o que está por trás de um absurdo desse? Por que empresas sem qualificações ganham licitações sem que haja nenhuma investigação de seu passado e de sua capacidade administrativa? Será que temos agentes públicos envolvidos nisso? Será que os grandes empresários afastados pela Operação Jaleco Branco estão usando essas “empresas” como testas de ferro para voltarem à administração estadual? A SAEB deve investigar e tornar público os critérios utilizados para as licitações.

Na quinta-feira, dia 15, depois de uma assembleia das trabalhadoras da Monkal, fomos à SEC e tivemos uma excelente recepção e fomos recebidos pelo diretor geral Wilton Teixeira Cunha. Ele mostrou transparência na relação da SEC com a Monkal e mostrou que o governo estadual nada deve à empresa. Ora, por que então a empresa não paga em dia?

Reafirmamos à categoria e à população da Bahia que o Sindilimp-BA está atento e não permitirá o retorno dos empresários envolvidos na Operação Jaleco Branco, desencadeada pela Polícia Federal no dia 22 de novembro de 2007.

Eles estão retornando aos poucos em razão da omissão ou conivência de que setores de nossa sociedade? É uma vergonha o que estamos presenciando como a volta dos mesmos empresários só que agora com nova razão social.

Os antigos donos de empresas como a Postdata Bahia Informática Ltda., Organização Bahia Serviços de Limpeza e Locação de Mão de Obra, Seviba (Segurança e Vigilância da Bahia Ltda.), Higiene Administração e Serviços Ltda., Ascop Vigilância e Segurança Patrimonial, Macrosel Serviços de Limpeza e Gestão Empresarial, Yumatã Empreendimentos e Serviços e Manutenção Ltda., Masp Locação de Mão de Obra Ltda., Protector Segurança Ltda. e outras, por mais que se disfarcem e use todo o laranjal possível não voltarão.

O Sindilimp-BA está atento e firme na luta contra o “Jaleco Branco” e em defesa dos terceirizados e da Bahia.

*Luiz Carlos Suíca é coordenador do Departamento Jurídico do Sindilimp-BA.