Sindilimp-BA denuncia empresário por
violência contra trabalhadora terceirizada

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) denuncia que o empresário Carlos Alberto Santana Gomes, proprietário da empresa Creta Comércio e Serviços Ltda., com sede em Lauro de Freitas e que presta serviços, dentre outros órgão para a Casa Civil da Bahia, agrediu verbalmente e ameaçou de agressão a recepcionista Jucimara Moraes Ribeiro da Silva quando foi questionado sobre as parcelas rescisórias que deveriam ser pagas pela empresa.

"Trabalhei como recepcionista da Casa Civil contratada pela Creta. Ao ser demitida questionei a contadora da empresa a respeito de meus direitos trabalhistas. Ela disse que apenas o proprietário poderia resolver minha questão. Quando o encontrei no escritório da empresa em Itinga, Lauro de Freitas, ele de forma agressiva disse que não sabia nem ao menos quem eu era, jogou um chaveiro pesado em mim quase me acertando e disse que iria me quebrar toda. Uma agressão que não pode ficar sem resposta e por isso procurei o Sindilimp-BA", afirma Jucimara Silva.

Luiz Carlos Suíca, coordenador do Departamento Jurídico do Sindilimp-BA informa que tão logo recebeu a visita e a denuncia da recepcionista acionou o corpo de advogados do sindicato, "um diretor da entidade, Manoel Néris, acompanhou no dia 10, quarta-feira, Jucimara Silva até a delegacia de polícia de Lauro de Freitas onde registramos este crime, uma violência contra a mulher, em ocorrência policial de número 4650/11. Exigimos uma punição exemplar porque isso atenta contra tudo o que acreditamos, em especial que a violência contra a mulher não pode ser um fato encarado como rotineiro", indigna-se o sindicalista.

"Enviamos um ofício à secretaria da Casa Civil, Eva Maria Cella Dal Chiavon, solicitando que o governo estadual não contrate mais empresas desse nível e que o empresário Carlos Alberto Santana Gomes seja punido. A Casa Civil tem como finalidade assistir ao governador do Estado no desempenho de suas atribuições constitucionais, políticas e administrativas. Ora, nada mais atenta contra os princípios democráticos que um ataque contra os direitos dos trabalhadores e a violência contra a mulher. O Sindilimp-BA compromete-se a acompanhar este caso até seu desfecho porque queremos que ele se torne um marco na defesa dos direitos da mulher trabalhadora e que Jucimara Moraes Ribeiro da Silva tenha sua honra reparada", finalizou Luiz Carlos Suíca.