Vitória dos trabalhadores em limpeza urbana

*Luiz Carlos Suíca

Assinamos a Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindilimp-BA, representando os trabalhadores, e o Selurb (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana), sindicato patronal. São cláusulas que asseguram nossos direitos e simbolizam, na verdade, nossa luta e nossa persistência. Todo que os trabalhadores em limpeza têm em termos de direitos trabalhistas são conquistas de nossa luta organizada.

Podemos comemorar especialmente o reajuste salarial de 9,0% e outras conquistas sociais e econômicas, além da manutenção de todas as conquistas anteriores. O reajuste salarial que conseguimos foi um dos maiores desse ano e supera até mesmo categorias que chegaram a ir para a greve.

Conquistamos um reajuste salarial que cobre integralmente a inflação do período e restabelece nosso poder de compra. Claro que nossa luta por um salário maior continua e não vamos parar de lutar por aqui.

Além do reajuste salarial conquistamos outras vitórias como, por exemplo, a diminuição do valor cobrado dos trabalhadores em relação à assistência médica. A contribuição da categoria agora é de 25% e não mais os 30% anterior.

Outra grande conquista foi o reconhecimento explícito da existência de trabalho penoso na categoria. Para os trabalhadores que prestam serviços em águas marinhas e lixões foi conquistado mais um dia de folga por semana, para diminuir o esforço e tempo de contato com as condições insalubres.

Foi modificada a forma de constituição e ampliada a atuação da comissão antidiscriminação para abranger assedio moral a fim de aprimorar a defesa do trabalhador.

Conseguimos também a manutenção da cláusula de assistência psicossocial para as mulheres vítimas de violência no exercício de suas atividades.

Pesando tudo, não há dúvida de que o saldo é muito positivo, as conquistas foram bastante significativas. Pendências ainda existem e é claro que nem tudo que foi reivindicado conquistou-se, afinal num processo de negociação os dois lados precisam ceder. No entanto, é fato que este é mais um bom acordo coletivo.

Se dependesse do patronato a categoria seria humilhada. Foi nossa luta e organização que assegurou nossa conquista.

Você que esteve firme na mobilização viu que até mesmo a polícia foi chamada para agredir os trabalhadores, porém, como vivemos em um novo período de democracia e respeito, os PM's entenderam nossa luta e apenas protegeram o patrimônio da empresa sem atacar nosso direito de manifestação.

Vamos comemorar mais esta vitória sem esquecer jamais que é preciso ficar vigilante para garantir o cumprimento de cada cláusula acordada e permanecer mobilizado para manter o processo de negociação permanente com sindicato patronal.

Para mais informações e qualquer dúvida sobre a Convenção Coletiva de Trabalho entre em contato com a diretoria do Sindilimp-BA ou acesse o nosso site http://www.sindilimpba.org.br.

Direito se conquista o ano todo. Vamos ficar atentos, unidos e mobilizados. Desde já vamos começar a nos organizar para mais conquistas em 2011 e manter o que conseguimos até agora.

*Luiz Carlos Suíca é coordenador do Departamento Jurídico do Sindilimp-BA