Hoje é o dia: Combata a homofobia a partir de agora

O Sindilimp-BA combate todas as formas de discriminações. Você pode entrar nesta corrente e decidir que a partir de agora, de hoje, não vai permitir que uma pessoa seja discriminada, na categoria e na sociedade, por sua orientação sexual.

Hoje é o dia de lutar contra o preconceito e a intolerância, por uma sociedade mais equalitária, por mais respeito pelas pessoas. Dia de parar para pensar porque mesmo que você torce o nariz quando vê um casal gay demonstrando carinho em público. De refletir sobre a maneira como trata seus amigos, colegas e conhecidos gays, de pensar com sinceridade nas piadinhas e críticas que faz, pública ou secretamente, e admitir seu poder de magoar e ferir o seu próximo. De entender que diferente não é errado, igual não é certo. Dia de celebrar a diversidade.

É dia de imaginar como seria terrível se, um dia, o mundo amanhecesse diferente e, de repente, ser hétero fosse considerado sujo, errado, imoral, alvo de chacotas e repúdio. De pensar em como seria ser vaiado por beijar seu marido ou sua esposa na escada rolante do shopping. Como seria levar uma lampadada na cabeça enquanto estiver andando na rua simplesmente por parecer hétero. De imaginar como seria triste se o casamento fosse proibido para você. Dia de não desejar esse mundo para ninguém, nem para os gays.

Apesar de avanços na lute pela igualdade neste campo, o Brasil ostenta destaque internacional em índices de crimes praticados contra homossexuais. Segundo demonstram algumas pesquisas, mesmo entre jovens e estudantes é grande o preconceito.

Quanto a humanidade já perdeu, quanto os povos já perderam, quanto os movimentos revolucionários já perderam por conta das discriminações, dos preconceitos, das arbitrariedades, da violência praticada contra os homossexuais!

Devido a esse ambiente de hostilidade, quantos talentos, quantas vidas se foram precocemente, acarretando perdas inestimáveis para as famílias, para os movimentos libertários e, evidentemente, para as nações! Conforme alguns estudos apontam, o número de suicídio entre homossexuais é três vezes maior do que entre heterossexuais. De onde deriva isso, senão do cerco social, psicológico, econômico, político contra eles elas?

Defendemos um Estado laico que assegura a liberdade religiosa - mas sem se curvar aos dogmas religiosos. Um dos alicerces desse Estado é a democracia, democracia que deve abarcar e abraçar o combate à homofobia e promover os direitos dos homossexuais.

Vamos juntos também nesta luta!