SINDILIMP - BAHIA
 
 

Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Comel., Indl., Hosp., Asseio, Prestação de Serv. em Geral, Conse., Jard. e Controle de Pragas Intermunicipal

Rua Cônego Pereira, 51 - Prédio Próprio - Sete Portas - Salvador-Ba

Telefax:
(71) 3032-8550
(71) 3032-8551

Luta dos trabalhadores em limpeza
urbana conquista 11% de reajuste salarial

*Luiz Carlos Suíca

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre o Sindilimp-BA, representando os trabalhadores, e o Selurb (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana), sindicato patronal está feita. Enquanto categorias tiveram que ir à greve para conquistar índices de reajustes que cobrem a inflação do período, os trabalhadores em limpeza urbana conquistaram um reajuste de 11%, percentualmente um dos maiores se comparado às demais categoria.

Uma CCT representa um documento histórico. Ela reflete o nosso nível de organização e de luta, pois as cláusulas que nela constam, mostram que tudo o que temos em direitos, melhores condições de vida e trabalho, representam conquistas. Foi o que nossa mobilização, capacidade de luta, organização do nosso Sindilimp-BA, capacidade de negociação conseguiu conquistar e não foi pouco o que obtivemos em 2012.

Quando alguns faladores tentam menosprezar o Sindilimp-BA, nós perguntamos: O que vocês fizeram em suas próprias entidades sindicais? Quando fizemos diversas manifestações em frente à sede da Prefeitura de Salvador não recebemos o apoio, a presença de um único vereador ou vereadora. O que querem questionar agora? Certo ex-membro do governo municipal, secretário que tinha um cargo importante na hierarquia municipal, chegou a dizer que estávamos "fazendo política e não movimento sindical" quando defendemos os direitos dos trabalhadores terceirizados. Agora, fora do governo e sendo chamado de oposicionista, onde está este vereador que nada faz pelos trabalhadores em limpeza?

Os trabalhadores em limpeza urbana podem e devem comemorar o reajuste salarial de 11%, cestas básicas, tíquete alimentação e outros benefícios terão um reajuste médio de 8%. Além disso, tivemos outras conquistas sociais e econômicas, além da manutenção de todas as conquistas anteriores. O reajuste salarial que conseguimos foi um dos maiores desse ano e supera, volto a repetir, até mesmo categorias que chegaram a ir para a greve.

Quando nos questionam sobre fazermos ou não greve respondemos que ela é um meio de luta e não o único. Temos compromisso com a sociedade, com os moradores da cidade em que atuamos, com os interesses da categoria. Claro que iríamos à greve, porém, se conquistamos nas negociações e com nossas mobilizações um reajuste salarial que cobre integralmente a inflação do período e restabelece nosso poder de compra por que iríamos a uma greve? Claro que nossa luta por um salário maior continua e não vamos parar de lutar por aqui. Direito se conquista o ano todo. Vamos ficar atentos, unidos e mobilizados.

Destaco por fim a participação da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), em especial do Cedro Silva, presidente da CUT-BA, eleito durante o 13° Congresso Estadual realizado de 31 de maio a 2 de junho de 2012. Claro que nosso companheiro Edson Conceição, membro da categoria e da direção executiva da CUT-BA também esteve presente. É importante sabermos que temos em nossa Central o apoio necessário.

"Se muito vale o já feito mais vale o que será" e nossa Campanha Salarial em 2013 deve ser e será ainda maior e melhor para manter o que conseguimos até agora e avançar ainda mais. Parabéns a todas e todos! Vamos juntos manter nossa unidade e luta!

*Luiz Carlos Suíca é coordenador licenciado do Departamento Jurídico do Sindilimp-BA

 
FIQUE POR DENTRO DA ASLIMP

 



SINDILIMP NO YOUTUBE


REVISTA DO BRASIL
REVISTA FÓRUM
SITE JURÍDICO


Acompanhe seu FGTS pela internet

 

Página Inicial          Histórico        Secretarias       Jurídico        Plantões        Links Links