Vereador Suíca e coordenadora Ana Angélica destacam atuação do Sindilimp na Bahia

Sindicato completou 30 anos de luta no dia 2 de setembro

O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), destacou o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (SindilimpBA) na tribuna popular, durante sessão ordinária na Câmara nesta segunda-feira (16).

“O Sindilimp precisa ser respeitado por toda a sua história. Temos responsabilidade com a cidade. A saúde de Salvador começa pelo trabalho dos agentes de limpeza urbana. Sem limpeza na cidade, todos ficam doentes. Não somos só coletores ou varredores, somos produtores de saúde. Portanto, tenho muito orgulho de pertencer a essa categoria, porque foi ela que me deu régua e compasso”, disse.

O parlamentar petista está em seu segundo mandato como representante da categoria na Casa Legislativa e prestou homenagem aos 30 anos de existência do sindicato, completados no dia 2 de setembro deste ano. Suíca também falou sobre o trabalho desenvolvido no Sindilimp pela coordenadora-geral, Ana Angélica Rabello.

“Tenho muita honra em ter olhado para essa companheira, que deixou a sua família para cuidar do sindicato. Em 2013, o presidente Geraldo Júnior foi ao Sindilimp e ficou abismado com a estrutura do lugar – que estava sendo administrado por essa mulher. Em um ambiente com tantos homens e tanto machismo, enfrentamos esse desafio juntos. Hoje, todos aceitam. Geraldo Júnior, Aladilce e Marta elogiaram a direção do sindicato e disseram que ‘se não fosse Ana, a história seria diferente’”, contou Suíca.

Para concluir, o vereador agradeceu à coordenadora e desejou “força, vida e saúde” para que ela continue conduzindo os “trabalhadores guerreiros”. Ana Angélica Rabello pôde discorrer na tribuna sobre o processo de fortalecimento do Sindlimp, através da ajuda do vereador Suíca como diretor jurídico da entidade.

“O Sindilimp surgiu com a grande batalha para organizar os terceirizados, pois a terceirização estava crescendo no país. Junto a esse crescimento, vieram os problemas, pois um grande número de empresas inidôneas participava do processo licitatório para tentar dar golpe nos contratantes e trabalhadores. Foi na gestão do coordenador jurídico, o nosso vereador Suíca, que tanto nos ajudou com os poderes públicos apresentando documentos que mostravam as empresas caloteiras. Então, foi construído um departamento jurídico no Sindilimp para que pudéssemos proteger os trabalhadores, além da construção de subsedes por região”.

Ana Angélica explicou que, ao longo dos 30 anos, o sindicato foi se tornando “combatível e respeitado. Dando condições e cuidando dos trabalhadores, oferecendo conhecimento, organização, direito e respeito à categoria que não tinha visibilidade”.

Ana aproveitou é fez elogios ao edil petista Suíca. “Hoje, temos nesta Casa um representante em dois mandatos bem votados e quem nos ajuda a garantir aos órgãos públicos direito e valorização para a nossa categoria. O que sabemos fazer é cuidar de gente. Por isso, a marca do mandato desse vereador é ser da gente. Ele nos representa e tem nos ajudado, como no caso da licitação da limpeza urbana, que ele apresentou o nosso acordo e garantiu os direitos já adquiridos da categoria. Participou ativamente da construção da Lei Anticalote do Estado e do município, além das diversas ações trabalhistas na Justiça do Trabalho, Ministério Público e Tribunal Regional do Trabalho”.

Durante sua fala, Ana salientou que as empresas deixaram diversos pais de famílias trabalhadores da categoria sem receber seus salários. Falou também de como hoje o sindicato pôde resolver essa situação antiga. “O grande momento foi ter nos ajudado no processo de duas empresas que prestavam serviço aqui em Salvador: empresa Masp, que tem um processo que é desde 2007 e que fez parte também do Jaleco Branco; e a Unirio, em 2012. Neste mês de setembro, a prefeitura fez proposta para pagar aos trabalhadores. Fizemos as assembleias e o pagamento será feito no final desse mês”, concluiu.

Categorias: DESTAQUE

Comentários estão fechados

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress