27 de julho: Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho

O Sindilimp em todas as regionais sempre priorizou a segurança no trabalho. O Sindilimp-BA sempre possuiu um Departamento da Saúde do Trabalhador para exigir a constituição de CIPAs em cada local de trabalho. Sempre zelamos pelo nosso maior patrimônio que é a nossa vida e segurança.

É um dos nossos princípios e dever atuar visando essencialmente a promoção e a proteção da saúde das trabalhadoras e trabalhadores. Neste 27 de julho, o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho reafirmamos que melhores condições de saúde e segurança de trabalhadores no exercício de suas profissões deve ser uma conquista coletiva, de toda a categoria mobiliada e atenta.

A data busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

No Brasil, como sempre, a data foi implanta e desenvolvida com luta e pressão e tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. No início da década de 70, a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultou na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972.

Muito há por se fazer. Quarto lugar no ranking mundial, o Brasil é hoje o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho. Para reverter este quadro, O Sindilimp-BA, junto com a CUT-BA e demais entidades sindicais, lutam pela promoção de políticas públicas e ações em prol de um ambiente de trabalho mais seguro.

Em defesa da saúde e segurança no trabalho, fortaleça ainda mais o Sindilimp-BA com sua sindicalização e participando das lutas que organizamos!

Categorias: DESTAQUE

Tags: ,,

Comentários estão fechados

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress