Sindilimp apoia Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata

O Sindilimp defende a categoria em todos os aspectos e quer que cada pessoa proteja nosso bem maior que é a saúde.

Quase um terço dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços de saúde para tratamento ou buscar auxílio na prevenção de doenças. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que, em muitos casos, os homens pensam que não ficam doentes ou têm medo de descobrir doença, além de sentirem que esse cuidado pode interferir na sua imagem de cuidado com a família. Mais da metade dos homens pesquisados disseram que não buscaram os serviços de saúde, pois nunca precisaram. Essa falta de cuidado esconde uma crescente consequência para a maioria dos brasileiros: eles morrem mais cedo do que as mulheres e de doenças que poderiam ser evitadas.

O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata. Para evitá-lo, os homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico regularmente. A campanha ‘Novembro Azul’ alerta os homens quanto à importância de cuidar da saúde.

No estágio inicial o paciente não sente nada, por isso é importante ir ao médico com frequência, pois só através de exames é que a doença pode ser detectada. A dificuldade dos homens está na necessidade do exame de toque retal, que é a única forma de sentir o nódulo.

Alguns pacientes, por desinformação, chegam ao consultório com esse preconceito de não ser tocado, e muitas vezes sai do consultório sem realizar o exame. De acordo com o Ministério da Saúde, a região Norte é a que representa o menor índice da doença no Brasil, mas o número baixo reflete a falta de procura dos homens por um urologista, e consequentemente ocorre a falta de diagnóstico.

O que é a próstata

A próstata é uma pequena glândula localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, responsável por produzir parte do líquido que forma o esperma, também ajuda a alimentar e proteger os espermatozoides.

Procure consulta médica e aproveite as diversas campanhas neste Novembro Azul!

Categorias: DESTAQUE

Tags: ,

Comentários estão fechados

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress