Câncer de Mama: Prevenir é a melhor forma de lutar!

Lançamento da campanha de prevenção do câncer de mama na empresa Revita. Ana Angélica Rabello, nossa coordenadora geral, e demais diretoras estiveram presentes!

Estamos na luta pela conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama e utilizamos a campanha Outubro Rosa para aprofundarmos o debate sobre a necessidade de uma política de saúde pública específica para as mulheres.

O tumor na mama é o segundo mais frequente no mundo entre as mulheres — depois apenas do de pele, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Apesar do alto risco da doença, se descoberto precocemente, a chance de recuperação é de 95%.

Na Bahia, com a fila da mamografia zerada, a expectativa é que mais mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos procurem o posto de saúde para fazer o exame.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Estamos na luta por uma saúde que atinja todas as mulheres, sem discriminações. É grande a disparidade na taxa de morte de mulheres negras, sobretudo pelo papel que elas têm nessa sociedade capitalista de tradição escravocrata. Sabemos que grande parte da população negra se encontra nos trabalhos precários, sem acesso à educação, saúde e moradia de qualidade.

Nossa categoria é majoritariamente negra. No caso das mulheres negras, a combinação do racismo com o machismo as colocam como alvos principais de um sistema injusto e as maiores vítimas da violência institucional perpetrada pelo Estado.

Categorias: NOTÍCIAS

Tags:

Comentários estão fechados

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress