Outubro Rosa: Prevenir é um ato de amor e a melhor forma de lutar!

Mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Intermunicipal (Sindilimp-BA) coloca-se como uma entidade atuante na luta contra o Câncer de Mama, doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Embora seja positiva uma ação extensiva no mês de outubro, para nós, o atendimento preventivo às mulheres deve se dar o ano inteiro”, enfatiza a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

“O Sindilimp-BA promoverá atividades específicas sobre o Outubro Rosa em especial na questão educacional para divulgar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença. Nossos governantes precisam agir com responsabilidade e entender que as mulheres necessitam de imediata assistência médica para que este mal não perpetue. Descoberto no início tem tratamento, tem cura. Enfrentar a doença de peito aberto e de frente, faz com tenhamos força e possamos enfrentar esta luta com dignidade”, acrescenta a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello.

Categorias: DESTAQUE

Tags:

Comentários estão fechados

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress